MENSAGEM PRA VOCÊ!!!

27 de abr. de 2011

APRENDER A APRENDER

De acordo com Newton Duarte, a pedagogia das competências pode ser vista, como uma das pedagogias do “aprender a aprender”.
A Pedagogia do aprender a aprender estabelece uma hierarquia valorativa na qual aprender sozinho situa-se num nível mais elevado do que a aprendizagem resultante da transmissão de conhecimento por alguém.
Devemos ensinar os alunos a aprender, entretanto dar atenção maior ao que tem mais dificuldades, portanto pode haver uma pedagogia diferenciada dos métodos ativos. Esse “aprender a aprender” é, também um aprender fazendo. Quando os alunos aprendem a resolver problemas eles constroem a capacidade de aprender a aprender, buscam respostas para os desafios e problemas e através de questionamentos constroem a sua autonomia.
Para haver aprendizagem, o aluno deve praticar a aprendizagem, construindo seu próprio conhecimento.
Para uma melhor reflexão, selecionei este vídeo encontrado no YouTube. um vídeo lindo, que retrata perfeitamente, o ato de aprender a aprender.
Veja:


1 comentários:

Cantinho da Educação disse...

Olá... adorei o seu blog... se tiver um tempinho,veja o meu... http://institutoveritas2010.blogspot.com/2011/04/educacao-lugar-de-confinamento-e.html