MENSAGEM PRA VOCÊ!!!

15 de dez. de 2008

A aprendizagem como foco principal

As mudanças vividas atualmente no sistema educacional do município de Campo Grande (MS), principalmente em termos sociais e culturais, onde se implanta a Escola de Tempo Integral, visa a construção da aprendizagem mediada através das novas tecnologias, participação da comunidade escolar e uma construção coletiva do projeto político pedagógico.
Essa nova concepção do fazer escolar sugere um olhar diferenciado tanto com relação ao aluno, como com relação ao professor. Propõem-se então, um fazer pedagógico diferente, bem como uma gestão democratizada, onde o foco central é garantir ao aluno o direito de aprender bem.
Para que tal proposta concretize-se, toda equipe escolar deve estar atenta ao objetivo principal que é levar o aluno aprender bem, ao mesmo tempo unida, onde cada um torne-se responsável pelo processo seja direta ou indiretamente. Assim, quando toda a comunidade participa efetivamente do processo, respeitando a especificidade de cada aluno, buscando a transformação deste, a construção da autonomia e da cidadania, a aprendizagem passa a ser uma conseqüência positiva e imediata, na medida em que foi planejada, organizada e direcionada por uma equipe unida em busca de um só objetivo.

0 comentários: